Co-Responsabilidade

Co-Responsabilidade

O Modo de Viver

 

Em 1992, na Carta Pastoral sobre Co-Responsabilidade, "Co_Responsabilidade: a Resposta dos Discípulos", a Conferência dos Bispos dos Estados Unidos definem a Co-Responsabilidade Cristã como segue:

“Aquele que recebe os dons de Deus com gratidão, os cuida num modo responsável, partilhando-os na justiça e amor para com os demais, e os devolve a Deus, multiplicando-os”

Como a definição mesma nos diz, Co-Responsabilidade é um Modo de Viver. Nos provoca e nos chama a ser discípulos responsáveis usando nossos dons ao serviço de Deus e dos demais. Para ser um bom Discípulo-responsável, é necessário um modo de vida disciplinado e uma atitude de gratidão.

Na sociedade odierna, o materialismo, o individualismo, os excessos e o poder são comunicados através dos meios de comunicação e da cultura. Esses meios prometem muito, porém não nos inculcam valores duradouros. Nosso desejo por mais e melhor, nos podem levar para longe da verdade e da verdadeira felicidade, que se encontram somente ao fazer a vontade de Deus aqui na terra. A partir do momento em que reconhecemos com nossa mente, nosso conhecimento e nosso coração tudo o que Deus nos tem dado, o nosso desejo é o de devolver a Ele uma porção abundante. Proclamamos nossa gratidão ao direcionarmos mais nossa energia pessoal e nossos bens pessoais na realização da sua vontade. “Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade……”. Ao vivermos num clima de oração e escutarmos as necessidades da nossa igreja, de nossas familias e de nossas comunidades, somos chamados a respondeer, servindo onde e como podemos em Nome de Cristo com nosso tempo, talento and tesouro.

 

A Co-Responsabilidade é uma resposa viva à nossa fé –

é uma expressão necessária para o que dizemos e acreditamos.